rss
twitter
    Clique no cãozinho e nos visite no Facebook!

Uma chegada!


Hoje de manhã meu pai avistou esse peludo com dificuldades para andar na Av. Olegário Maciel. Tentou se aproximar e foi mal recebido e a sorte deles foi que a Vet. Elaine estava chegando no pet shop na hora e ajudou a pegá-lo com um cambão. O bom dos peludos serem resgatados com a ajuda de veterinários é que já temos um diagnóstico da saúde deles na hora :)


Infelizmente o diagnóstico mostrou cinomose, e para tratá-lo, só mesmo no canil (as clínicas veterinárias não podem internar um cão com cinomose pois o vírus é tão danado, que todos os outros cães correm o risco de se infectarem e adoecerem também).
Quando eu cheguei com ele no canil e pedi ajuda pra retirar a ferinha, qual não foi minha surpresa quando a Carol falou que o conhecia. Que ele era, quase que com 100% de certeza, o cãozinho que o "dono" tentou deixar lá ontem.

Tudo indica que esse peludo estava predestinado a ser abandonado. Ontem de manhã uma pick-up foi até o canil, levando um cachorro e antes de o motorista falar qualquer coisa, a Caroline falou que lá não recebemos animais (e é assim que todos devem se comportar). E ela ainda acrescentou que o motorista não o deixasse na porteira, porque os outros cães poderiam atacá-lo até a morte.

Essa é uma questão complicada de se tratar, certo? De acordo com o que fica explícito aqui no blog o caminho dos cachorros do canil deveria ser apenas em direção a porteira (um lar), e não da porteira pra dentro. Mas quando os covardes optam por abandonar um cãozinho, seja no canil ou em qualquer outro lugar, eles vão abandonar. E esse abandono gera um problema pra sociedade como um todo, pois o cão será mais um necessitado nas ruas, passando necessidades, fome, frio, e na maioria das vezes, sofrendo com problemas de saúde, que poderiam ter sido evitados por R$ 40,00 (custo de uma vacina ética).

O que fazer nessas situações? Como sensibilizar as pessoas de que os animais não são coisas que podem ser descartadas? Se cada carro que vai ao canil fosse fotografado, inibiria futuros abandonos por medo de denúncias? E aí? Educação Ambiental ajudaria? Se alguém tiver uma resposta pra compartilhar, que fique à vontade.

1 comentários:

Elô Lebourg disse...

Oi Tê,
eu acho que não existe uma solução rápida para a questão, mas acredito que a educação seja a base de uma sociedade mais justa, cujos resultados só se verificariam a longo prazo, penso... Você, que já tem essa sensibilidade, deve seguir em frente, fazendo sua parte e melhorando (ainda que só um pouquinho) o mundo!
Beijos e admiração,

Postar um comentário

Comente com o Facebook